segunda-feira, 22 de julho de 2013

Resistindo as Tentações

"Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
  Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta.
  Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
  Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte" (Tg 1:12-15). 
  
É fácil culpar os outros e dar desculpas por pensamentos maus e ações erradas.
Usamos desculpas tais como: 
É culpa da outra pessoa;
Não pude evitar;
Todo mundo está fazendo isso;
Foi só um engano;
Ninguém é perfeito;
O Diabo me fez isso;
Fui levado a isso;
Eu não sabia que era errado;
Deus está me tentando; etc, etc, ............

Uma pessoa que dá desculpas está tentando jogar a sua própria culpa em algo ou em outra pessoa.
Um cristão, por outro lado, aceita a responsabilidade por seus erros, confessa-os e pede perdão a Deus.

A tentação vem de nossos maus desejos interiores, não de Deus. Começa com um pensamento mau, e se torna pecado quando nos demoramos neste pensamento e permitimos que ele se torne uma ação. Como uma bola de neve rolando montanha abaixo, o pecado cresce e se torna cada vez mais destrutivo à medida que permitimos que ele prossiga. O melhor momento para deter uma tentação é antes que esta esteja demasiadamente forte ou se mova rápido demais para ser controlada. 

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar" (ICo 10:13).

Em uma cultura repleta de depravação moral e pressões que induzem ao pecado, o Apóstolo Paulo nos adverte: As tentações sobrevêm a todos; então não pense que você é diferente; outros têm resistido à tentação, então você também pode; qualquer tentação pode ser resistida porque Deus sempre mostra uma saída.
Deus o ajudará a resistir à tentação, ajudando-o a reconhecer as pessoas e as situações que lhe causam problemas; a fugir de qualquer coisa que você saiba ser errada; a escolher fazer somente o que é certo; a orar pedindo a ajuda de Deus e a procurar amigos que amem a Deus e que possam oferecer ajuda quando você for tentado.

"Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" (2Tm 2:22).

Afastar-se de uma situação tentadora é o primeiro passo a caminho da vitória. Fugir as vezes é considerado covardia. Mas as pessoas sábias entendem que se afastar fisicamente da tentação pode ser a atitude mais corajosa a ser tomada.
Você tem uma tentação à qual é difícil resistir? 
Afastar-se fisicamente de qualquer situação que estimule seu desejo de pecar, na batalha espiritual, saber quando fugir é tão importante quanto saber quando e como lutar.
"Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão" (1Tm 6:13).

As pessoas que vivem para Deus freqüentemente se perguntam por que ainda têm tentações? Deus testa as pessoas, mas Ele jamais as tenta procurando seduzi-las a pecar. Porém Deus permite que Satanás tente as pessoas a fim de refinar a sua fé e ajudá-las a crescer em sua dependência em relação a Cristo.
Podemos resistir à tentação de pecar voltando-nos a Deus em busca de forças e escolhendo obedecer à sua Palavra.

 paramarcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário