quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A teologia joanina é amplamente cristológica.

A teologia joanina é amplamente cristológica
.A pessoa de Jesus Cristo esta no centro de todas as narrativas dos seus escritos ,quer em Apocalipse,com a visão do Cristo glorificado (Ap 1.12-16),quer no seu evangelho onde apresenta Jesus como a Palavra da vida (Jo 1.1-4).E tudo isso objetivando explicar para seus leitores quem é Jesus e em que isso (conhecer Jesus) acarretaria para suas vidas.
O apostolo do amor deixa claro que conhecer Jesus não é só um assentimento mental mas é uma mudança de vida,é um novo nascimento (Jo 3.3),é estar em Deus (Jo 15.4). Onde todos aqueles que se submetem a essa nova vida,tem um relacionamento parental com Deus (1Jo 3.1-3).É fato que nessa nova dinâmica de vida a orientação é fazer a vontade do Pai, amá-lo e servi-lo.Para João ser filho de Deus não implicava só em benefícios (Jo 1.12;15.7),mas em responsabilidades,e uma dessas responsabilidades era amar  afinal o filho tem o D.N.A do Pai,e João nos diz que Deus é amor (1 Jo 4.8) e quem não ama não conhece a Deus.Amar uns aos outros é  requesito essencial dessa nova vida e é o que dá a certeza da permanência de Deus no individuo (1Jo 4.12b).
 A teologia joanina passa de forma maestral a relação da unidade divina( 1Jo 5.20 ). jesus ao afirmar ser um com o Pai (Jo 10.30),estava explicitamente reivindicando prerrogativas da Divindade.A palavra grega um é o pronomeneutro hen.Seu uso indica igualdade e equivalência de naturezas,ou seja,Jesus estava afirmando que a sua essência é a mesma de Deus.E isso lhe dava autoridade de cuidar,guiar ,proteger seu rebanho (1Rs 22.17) e operar obras maravilhosas comprovando a sua identidade Divina (Jo 10.25).A teologia de João passa de forma maestral  a relação da  unidade divina ( 1Jo 5.20 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário