sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ética


Ética: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

A Bíblia ensina que a distinção entre certo e errado depende inteiramente dos mandamentos de Deus.
Não há nenhuma lei natural que faça ações serem corretas ou erradas, e questões de certo e errado certamente não podem ser decidas pelo voto da maioria.
 Nas palavras do Catecismo Menor de Westminster: “pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus, ou qualquer transgressão desta lei”.

Se não houvesse lei de Deus, não poderia haver certo ou errado.
Isso pode ser visto mui claramente no mandamento de Deus para Adão não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Somente o mandamento de Deus fez o comer o fruto ser pecado.
Ele pode ser visto também no mandamento de Deus para Abraão sacrificar Isaque. Somente o mandamento de Deus fez o sacrifício ser correto, e Abraão obedeceu prontamente.

Estranho como isso possa parecer para os ouvidos modernos, acostumados a ouvir tanto sobre o direto à vida, o direito à saúde, e o direito de escolha, a Bíblia diz que os certos e errados naturais não existem: somente os mandamentos de Deus fazem algumas coisas serem certas e outras coisas serem erradas.

No Antigo Testamento era pecado para os judeus comerem carne de porco. Hoje, podemos desfrutar de bacon com ovos no café da manhã. O que faz o assassinato de um ser humano e o comer carne de porco ser certo ou errado, não é alguma qualidade inerente nos homens e nos porcos, mas meramente o próprio mandamento divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário